Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Advogar ou concurso público?

O que realmente eu quero?

Publicado por Igor Viturino
há 6 anos

O que realmente eu quero? Advogar ou prestar concurso público? Eis a questão!

Na maioria das vezes, quando é perguntado aos acadêmicos do curso de Direito sobre o que realmente buscam através da graduação, estes respondem que querem prestar concurso público e a advocacia é sua última opção. Mas por que muitos querem concurso? Será que essas pessoas realmente querem isso? Será que essas pessoas são influenciadas a fazer concurso?

Bem pessoal, venho aqui deixar uma reflexão quanto ao tema de hoje.

No início da minha graduação, sempre tive a vontade de advogar. A advocacia é uma profissão das mais belas e com certeza uma das mais importantes, pois o advogado é indispensável a administração da justiça (art. 133 da CF/88), atuando para preservar o Estado Democrático de Direito, proteger os direitos fundamentais contra as arbitrariedades, ser a voz do cidadão na defesa de seus direitos e, dentre outros deveres, o de lutar pelo fiel cumprimento das leis e principalmente da Constituição Federal.

Muitos, na minha sala, quando foram perguntados sobre o por que estavam cursando Direito, 95% responderam que era para prestar concurso público. Mas, por quê?

Ao longo da graduação, pude perceber que muitos tinham a pretensão de obter a tão sonhada estabilidade e o bom salário, mas não se atentavam as funções que iriam desempenhar, a finalidade destas e se era realmente com aquilo que gostariam de trabalhar.

A simples mensagem que quero passar aos que lerem este artigo é a que façam aquilo que realmente desejam sem analisar 100% o retorno econômico que terá, pois, qualquer ofício que exercer será bem recompensado financeiramente com muita dedicação e muito trabalho. Faça aquilo que realmente gosta por você!

Escolhi a advocacia, como dito em linhas anteriores, por que tinha vontade de advogar e sempre quis ser independente profissionalmente, além de ter a oportunidade de ganhar muito mais do que se concursado fosse. Tenham um propósito, um objetivo, tenha metas profissionais e de vida e, através delas, estabeleça o que quer conquistar.

Várias pessoas, que muitas das vezes não chegaram nem a exercer a advocacia e já expõe opiniões que foram implantadas por terceiros em sua mente, dizem que advogar não é bom, que o mercado está saturado, que não tem mais espaço para os que estão chegando, sendo que tais informações não condiz com a realidade e isso faz com que muitos desistam de advogar. Só saberemos se valerá a pena ou não vivenciando o dia a dia, exercendo o ofício, não podendo tirar conclusões daquilo que não experimentamos. As vezes, para uns não dão certo, e isso não significa que para você não dará.

Para aqueles que pretendem um dia exercer tal mister, não deixem essa oportunidade passar e, quando alcançá-lo, deem sempre o melhor de si e seja o melhor naquilo que faz. Se não der certo, que não seja por falta de tentativa. As dificuldades, em suas diversas formas, surgirão, mas não obstarão o seu sucesso.

Deixe abaixo seu comentário!

Forte abraço!

  • Publicações37
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações449
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogar-ou-concurso-publico/572360961

Informações relacionadas

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Atenção concurseiro! Confira 16 sites para estudar de graça para concursos públicos

Felipe Almeida, Advogado
Artigoshá 3 meses

Lei nº 14.620/2023: Impactos e Interpretações Jurídicas"

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)